fbpx

Jovens americanos aprenderão português, visitarão escolas públicas e projetos sociais

Após o sucesso do Programa Jovens Embaixadores, projeto de intercâmbio cultural da Embaixada dos EUA que leva alunos da rede pública brasileira para os EUA, o Departamento de Estado lança agora a versão americana do programa.

Treze jovens americanos dos estados da Carolina do Norte, Montana, Oklahoma e Washington participarão do intercâmbio de três semanas no Brasil, de 2 a 20 de agosto. Eles têm entre 13 e 16 anos e passarão três dias em Brasília para conhecer a capital, visitar ONGs relacionadas à educação, além de ter aulas básicas de português.

Na sequência, os jovens serão divididos em grupos e viajarão para Curitiba (PR), Guarapuava (PR),  Manaus (AM), Recife (PE) e Salvador (BA), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. Também visitarão escolas públicas, farão palestras sobre os Estados Unidos e conhecerão projetos voltados para a  justiça social e o voluntariado. No final do programa, os jovens se reunirão no Rio de Janeiro para conhecer um pouco da Cidade Maravilhosa e apresentar propostas de trabalho com base nos projetos visitados. A idéia é implementá-las nos EUA.

Os jovens passaram por uma seleção criteriosa e os pré-requisitos eram ter boas notas, prestar serviços à comunidade e ter perfil de liderança. A maioria deles nunca saiu dos EUA e pertence à classe média-baixa.

“Queremos que os jovens americanos tenham a mesma oportunidade de ver e aprender sobre os jovens brasileiros por meio do programa Jovens Embaixadores. Verificamos como essa iniciativa extraordinária muda vidas e fortalece os vínculos de amizade e compreensão entre nossos dois países e queremos que seja um programa de mão dupla. Os Estados Unidos e o Brasil têm muito em comum e podemos aprender muito uns com os outros. E o melhor caminho é através dessas conexões pessoa-a-pessoa”, disse a conselheira para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura, Adele Ruppe.

A versão americana do programa Jovens Embaixadores tem apoio da organização não governamental americana World Learning e dos Centros Binacionais, instituições brasileiras de ensino da língua inglesa reconhecidas oficialmente pelo governo dos Estados Unidos.

Acompanhe as experiências dos jovens americanos durante o programa de intercâmbio no Brasil através das redes sociais da Embaixada dos EUA:

Hot site Jovens Embaixadores: http://www.embaixadaamericana.org.br/ya-index.php?action=materia&id=9216&submenu=ya-materia.php&itemmenu=21

Facebook: http://www.facebook.com/JovensEmbaixadores?v=wall&viewas=0

Flickr: http://www.flickr.com/photos/embaixadaeua-brasil/sets/

Informações para a imprensa:

CCBEU – Guarapuava/PR – (42) 3035-1818

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir