A Estônia, o mais setentrional dos países bálticos, tornou-se independente da União Soviética em 1991. Trata-se de um país essencialmente plano, situado na costa oriental do Mar Báltico, com numerosos lagos e ilhas. Grande parte do território é constituída por terras agrícolas e por florestas.
A língua estónia tem grandes afinidades com o finlandês, mas nenhuma com as línguas dos restantes países bálticos (a Letónia e a Lituânia) nem com o russo. Cerca de um quarto da população da Estónia é de origem russófona.
A capital, Tallin, é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. O turismo representa 15% do PIB da Estónia. Os principais sectores da economia são a engenharia, os produtos alimentares, a metalurgia, o sector químico e os produtos derivados da madeira.
A cozinha estónia foi influenciada pelos vários povos – como o dinamarquês, o alemão, o sueco, o polaco e o russo – que dominaram a região. Entre os pratos tradicionais mais apreciados figuram as enguias marinadas, os enchidos de sangue e o cozido de chucrute com carne de porco.
Entre os estónios famosos destacam-se o escritor Jaan Kross, cuja obra está traduzida, pelo menos, em 20 línguas, o autor da epopeia nacional (Kalevipoeg), Friedrich Reinhold Kreutzwald, e o escritor, realizador cinematográfico, diplomata e político Lennart Meri.
Saiba mais: