Ampliar as oportunidades para a população de origem latina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) é essencial para desenvolver soluções em energia limpa e garantir a competitividade dos EUA, declarou uma funcionária do Departamento de Energia (DOE) em um editorial de 17 de setembro.
“Se quisermos que os EUA tenham êxito no século 21, garantir aos estudantes deste país uma educação de nível mundial é mais do que uma obrigação moral, é um imperativo econômico”, disse Dot Harris, diretora do Escritório de Impacto Econômico e Diversidade do Departamento de Energia.
Os latinos são o maior grupo minoritário dos Estados Unidos, e representam 22% dos alunos do curso maternal até a 12ª série, disse Dot. Fornecer o conhecimento e habilidades técnicas que os latinos e outras minorias precisam para avançar em suas carreiras é uma prioridade do Departamento de Energia, acrescentou.
“Será necessário que todos nós – o governo federal, líderes nos setores público e privado, professores e diretores, pais envolvidos na educação dos filhos e estudantes esforçados – trabalhemos juntos para garantir que os estudantes latinos em todo o país tenham a oportunidade de aprender as habilidades que precisam para entrar nesses setores em crescimento”, afirmou Dot.
Para criar tais oportunidades, o DOE proporciona fundos destinados à pesquisa e desenvolvimento, bolsas de estudo, estágios e formação, para instituições que atendem a população hispânica.
O DOE fez parceria com a Universidade Internacional da Flória (FIU), a maior instituição acadêmica do território continental dos Estados Unidos enfocada na população hispânica, para desenvolver tecnologias de limpeza ambiental e criar um centro de pesquisa. Essa parceria deu respaldo à formação prática dos 824 estudantes da FIU de 1995 a 2006, afirma o DOE. O organismo mantém essa parceria através de seu atual Programa de Desenvolvimento da Mão de Obra em Ciência e Tecnologia, que capacita estudantes dos grupos minoritários para carreiras no setor de energia.
O DOE trabalha também com outras instituições acadêmicas, entre elas o programa Hispânico de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Pan-Americana do Texas (HESTEC, na sigla em inglês). O HESTEC oferece recursos educativos, estágios e oportunidades de emprego para incentivar os alunos hispânicos a seguirem carreiras nas áreas de CTEM.
Além dessas parcerias público-privadas, o DOE está estendendo a mão para os alunos. O programa de nível graduado Minority Undergraduate Research Associate (MURA) para assistentes de pesquisa oferece patrocínio a estudantes de grupos minoritários que fazem pesquisa na área de energia renovável. O programa oferece a esses assistentes de pesquisa uma oportunidade muito valiosa, e eles, por sua vez, proporcionam soluções energéticas.
Dot disse que seu escritório “está empenhado a mostrar aos alunos que os programas de energia oferecem planos de carreira promissores e gratificantes que podem ajudar a mudar o futuro desse país”.
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