fbpx

Brasília – Professores de língua inglesa da rede pública de ensino brasileira poderão ter capacitação intensiva nos Estados Unidos. A iniciativa é parte do novo programa Certificação nos EUA de professores de língua inglesa. O programa, que é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos EUA e a Comissão para intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, Fulbright, tem inscrições até o dia 27 de setembro. 

Entre os objetivos do novo programa estão a valorização dos profissionais que atuam na rede pública de educação, o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês dos docentes em início de carreira e o estímulo para parcerias visando possíveis intercâmbios entre professores e alunos dos dois países.

Durante a cerimônia de lançamento e assinatura do termo que celebra a cooperação, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou a bem estabelecida parceria com os EUA. “Trata-se de mais um passo na cooperação muito eficiente que possuímos com os Estados Unidos. Desta vez, um primeiro passo nesse segmento bastante próprio que é o ensino de línguas”, define.

A conselheira para assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Adele Ruppe, enfatizou as semelhanças entre os dois países. “O Brasil e os Estados Unidos têm muito em comum, ambos reconhecem a importância da educação para o desenvolvimento dos povos. Sendo o ensino de línguas a melhor maneira de conhecer outras culturas e aproximar nações”, afirma.

O programa

O programa prevê a seleção de até 20 participantes. O curso intensivo terá duração de oito semanas na Universidade de Oregon, em Eugene, nos EUA e duas semanas no Brasil para a conclusão do projeto. Entre os benefícios para os participantes estão incluídos, alojamento, alimentação e deslocamento.

Para participar da iniciativa é necessário possuir nacionalidade brasileira. Também são requisitos da inscrição ter bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, além de atuar como professor efetivo na rede pública de ensino no ensino de Língua Inglesa.

Esse é o primeiro projeto de cooperação internacional estabelecido pela Capes voltado aos profissionais da Educação Básica. Desde 2007, a Capes ampliou suas atividades e passou a ser responsável não apenas pela pós-graduação stricto sensu, mas pela formação de recursos humanos qualificados para a Educação Básica.

A conselheira para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos EUA, Adele Ruppe e o diretor da Capes, Jorge Guimarães assinam o acordo de intercâmbio para professores da língua inglesa da rede pública. (Foto: Capes)

Maiores informações e os formulários estão disponíveis no site da Fulbright Brasil

Fonte: http://www.embaixadaamericana.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Iniciar conversa
1
Entre em contato!
Hello,
Clique em "Iniciar conversa" 👇