Inscrição online http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR

de 3 de maio a 7 de agosto de 2011

O que é o Programa Jovens Embaixadores?

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.

Quem apóia essa iniciativa?

O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da Educação – MEC e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.

Também apoiam o programa empresas do setor privado que realmente acreditam nessa iniciativa. São elas: Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft , Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Banco Bradesco e as Câmaras Americanas de Comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Qual o objetivo do programa?

Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

O que o programa oferece?

Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O que é preciso para participar no programa?

Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro).

Jamais ter viajado para o exterior.

Ter boa fluência oral e escrita em inglês.

Ser aluno do ensino médio na rede pública.

Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.

Ter excelente desempenho escolar.

Ter perfil de liderança e iniciativa.

Ser comunicativo.

Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.

Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Como posso me candidatar ao programa?

A partir da data do lançamento do programa, acessar o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário online de inscrição e conhecer todas as fases do programa e os prazos.

Quais são as fases do Programa?

Fase I – de 3 de maio a 7 de agosto de 2011:

Os candidatos devem acessar o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário de inscrição online.

Caso o candidato preencha os pré-requisitos necessários, ele será selecionado para Fase II do programa.

Fase II – até 17 de agosto de 2011:

De posse de sua senha, o candidato terá então acesso à ETAPA 2. Ele deverá preencher o questionário, anexar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos, selecionar a instituição parceira mais próxima da sua casa e clicar em “enviar inscrição online”.

Fase III – até 26 de agosto de 2011:

Análise pela instituição parceira e notificação (via fone, e-mail ou fax) sobre a sua seleção ou não para a próxima fase do programa.

Fase IV – 16 de setembro de 2011:

Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília).

Fase V – até 5 de outubro:

Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional.

Fase VI – meados de outubro:

O comitê de seleção da Embaixada e Consulados reúne-se para revisar e selecionar os estudantes que comporão o próximo grupo de Jovens Embaixadores.

Fase VII – segunda metade de outubro:

A Embaixada anuncia os nomes dos novos Jovens Embaixadores.

Fase VIII – novembro:

Os Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem em janeiro.

Fase IX – dezembro:

A Embaixada, os Consulados e as instituições parceiras trabalham com os jovens na preparação para a viagem.

Fase X – 4  a 6 de janeiro de 2012:

Entrevista de visto e orientação pré-partida em São Paulo.

Fase XI – 7  a 28 de janeiro de 2012:

O programa nos Estados Unidos.

Fase XII – 29 de janeiro de 2012:

Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.

Quem cobre os custos do Programa?

A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa. Esses custos são:

Passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os Estados Unidos;

Orientação pré-partida;

Custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.);

Hospedagem e alimentação;

“Seguro-saúde” para a viagem;

Auxílio para compra de roupas de frio.

Quais são as responsabilidades financeiras do Jovem Embaixador?

Custos com a emissão do passaporte (participante e/ou instituição parceira);

Dinheiro para gastos extras durante a viagem (compras pessoais, telefonemas cujos custos excedam o valor dado pelo programa, etc.)

Quando acontece o Programa?

De 7 à 28 de janeiro de 2012. O programa inclui 3 dias de orientação pré-partida em São Paulo e 3 semanas de programação nos Estados Unidos.

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/

http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Iniciar conversa
1
Entre em contato!
Hello,
Clique em "Iniciar conversa" 👇