fbpx

Secretária recebe Jovens Embaixadores Americanos

A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, recebeu nesta quinta-feira (5) um grupo de quatro estudantes norte-americanos que participam do Programa Jovens Embaixadores. Esta é a primeira visita de Jovens Embaixadores Americanos ao Brasil. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de contar suas experiências à secretária e também tirar dúvidas sobre a educação no Paraná.
Em resposta às perguntas dos estudantes, a secretária ressaltou a importância da garantia do direito à educação para todos. “O grande desafio é universalizar a educação básica e garantir a permanência qualificada. A história da educação no Brasil é perversa, excluindo os mais pobres, portanto esse é o desafio não só do Paraná, mas de todo o Brasil”.

Entre as perguntas dos Jovens Embaixadores, estavam questões referentes à Educação no Campo, acesso às universidades, principais problemas e desafios da educação no Paraná e no Brasil. Ao final do encontro, os Jovens Embaixadores receberam alguns presentes, entre eles obras de filosofia, poesia brasileira e dicionários.   

A programação dos americanos no Brasil será parecida com a dos Jovens Embaixadores Brasileiros. Os estudantes ficam em Curitiba de 5 a 7 de agosto e depois seguem para Guarapuava – a professora Giselle Schimaichel que viajou para os EUA com o Programa em janeiro deste ano é de lá – onde ficarão até 16 de agosto. Em Guarapuava, serão recebidos por famílias brasileiras, desenvolverão diversas atividades, visitarão comunidades quilombolas e indígenas, além de projetos sociais.

Neste ano, aproximadamente 300 estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 18 anos se inscreveram para o Programa. Para participar, além de cursar o ensino médio, o aluno deve ter também boa fluência em inglês, perfil de liderança e consciência cidadã. Os selecionados viajam em janeiro de 2011 para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Ficam hospedados em casas de famílias e frequentam aulas em uma “high-school” (escola de ensino médio).

Segundo Reginaldo Ferraz, coordenador do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria da Educação (Seed), a iniciativa pretende valorizar a educação pública, transformando os “jovens embaixadores” em modelo para seus colegas e a comunidade. “Além de aprimorar o nível de proficiência na língua inglesa, os participantes vivenciam uma experiência única em sua formação que depois é compartilhada com os colegas”.

Programa Jovens Embaixadores – Criado em 2002, o Programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com instituições públicas e privadas. Nesta 9° edição, serão escolhidos 35 jovens para fazer o intercâmbio. Eles embarcam no dia sete de janeiro e ficam até o dia 28 do mesmo mês. Até hoje, 212 estudantes brasileiros já foram beneficiados, sendo nove paranaenses.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1726&PHPSESSID=2010080610222650